Carregando agora

OSCAR 2025 | Melhor Atriz: Fernanda Torres entre as favoritas e duelo apertado.

Ainda Estou Aqui foi indicado ao Oscar 2025

OSCAR 2025 | Melhor Atriz: Fernanda Torres entre as favoritas e duelo apertado.

Em clima de Copa do Mundo, estamos todos aguardando o desfecho da categoria de Melhor Atriz na 97ª Cerimônia do Oscar 2025. Fernanda Torres, apenas a segunda brasileira a ser indicada na história da premiação — a primeira foi sua mãe, Fernanda Montenegro —, está na disputa por sua atuação no filme Ainda Estou Aqui. Ela concorre contra Demi Moore (A Substância), Mikey Madison (Anora), Cynthia Erivo (Wicked) e Karla Sofía Gascón (Emilia Pérez).

Ainda não sabemos quem será a vencedora, mas sabemos quem não ganhará: Karla Sofía Gascón. Suas polêmicas enterraram de vez a mínima chance que ela tinha. Por outro lado, Demi Moore vem de uma vitória no SAG Awards, premiação do sindicato dos atores. No entanto, nessa premiação, nem Fernanda Torres nem Mikey Madison foram indicadas. Apesar disso, Moore é uma das favoritas ao Oscar de Melhor Atriz, e seus discursos nas premiações que venceu, como o Globo de Ouro, ajudam a construir uma narrativa vitoriosa.

Na cola de Demi Moore está Mikey Madison. Ela é a protagonista de Anora, filme que cresceu na reta final da temporada. A atriz, de fato, carrega o filme, ao contrário de Demi Moore, que divide o protagonismo.

Correndo por fora, mas longe de ser uma “zebra”, está a brasileira Fernanda Torres. A atriz é uma forte candidata, e sua vitória não seria uma surpresa — pelo contrário. O jornal americano The New York Times, por exemplo, aposta que ela sairá vencedora da premiação. Contra sua candidatura, pesa o fato de o filme não ser falado em inglês, o que pode ter reduzido sua visibilidade entre os eleitores. A seu favor, está o peso de uma atuação arrebatadora — uma performance que, dificilmente, suas adversárias conseguiriam entregar. Depois de sua vitória no Globo de Ouro, os olhos da indústria se voltaram para ela, e quem assiste fica encantado com sua atuação.

Não apenas por ser brasileira, mas por ter a melhor performance da temporada, apostamos na vitória de Fernanda Torres. Com uma Academia mais diversa, há chances reais de reconhecimento para uma atuação fora do padrão hollywoodiano.

 

Disputa Masculina

Na competição masculina, a briga segue acirrada, mas com menos candidatos realmente fortes. Na categoria de Melhor Ator, os indicados são Adrien Brody (O Brutalista), Timothée Chalamet (Um Completo Desconhecido), Ralph Fiennes (Conclave), Colman Domingo (Sing Sing) e Sebastian Stan (O Aprendiz). No entanto, a disputa está concentrada entre Adrien Brody e Timothée Chalamet.

Melhor Atriz
Timothee Chalamet interpreta Bob Dylan em Um Completo Desconhecido

Apesar de mais jovem, Chalamet já acumula diversas atuações elogiadas pela crítica. A seu favor, além de seu histórico, está a vitória no SAG Awards, um forte indicativo de sucesso no Oscar. Do outro lado, está o consagrado Adrien Brody, vencedor do Oscar por O Pianista. A narrativa de um retorno triunfal, após anos afastado dos holofotes, é algo que a Academia costuma valorizar. No fim, o vencedor dificilmente sairá desses dois nomes.

Os vencedores serão conhecidos no próximo dia 2 de março, domingo de Carnaval, a partir das 21h. No Brasil, a cerimônia do Oscar, apresentada por Conan O’Brien, terá transmissão na Globo e no TNT, além do serviço de streaming MAX.

Texto por: Bruno Felipe (@blunocomr)

Publicar comentário