Carregando agora

Filmagens de “A Odisseia” de Christopher Nolan Podem Ser Interrompidas

A Odisseia Nolan Filmagens

Filmagens de “A Odisseia” de Christopher Nolan Podem Ser Interrompidas

A aguardada adaptação de “A Odisseia”, sob a direção de Christopher Nolan, pode ter suas filmagens interrompidas. O motivo? O local das filmagens, no Saara Ocidental, é palco de um conflito político e humanitário. Até o momento, a equipe do filme não se manifestou oficialmente sobre o ocorrido.

Na semana passada, o Festival Internacional de Cinema do Saara Ocidental (FiSahara) — realizado em campos de refugiados saarauís na Argélia — divulgou um comunicado pedindo a Nolan que interrompa a produção na região. Representantes da Universal e de Nolan, no entanto, não responderam ao pedido de comentário da imprensa (via Variety).

O festival, em seu comunicado, afirmou: “Dakhla não é apenas um lugar lindo com dunas de areia cinematográficas. Antes de tudo, é uma cidade ocupada e militarizada, cuja população indígena saarauí é submetida à repressão brutal das forças de ocupação marroquinas”. O grupo acrescentou, por fim, que a produção deveria “interromper as filmagens em Dakhla e se solidarizar com o povo saarauí, que está sob ocupação militar há 50 anos e é rotineiramente preso e torturado por sua luta pacífica pela autodeterminação”.


A História de “A Odisseia”: Um Clássico Reimaginado

O filme é mais uma adaptação do clássico poema heroico de Homero. Trata-se, aliás, de uma continuação de “Ilíada”. A trama conta a história de Odisseu (ou Ulisses em algumas traduções), que tenta por 10 anos retornar para casa em Ítaca após a vitória na Guerra de Troia. Irado, o deus dos mares, Poseidon, faz de tudo para impedir seu retorno à esposa, Penélope.


Elenco Estelar e Equipe de Peso de Nolan

Até o momento, o único papel confirmado oficialmente é o protagonista: Matt Damon viverá Odisseu. No entanto, a imprensa grega, onde grande parte do filme foi rodada, já divulgou um elenco estelar. Anne Hathaway interpretará a esposa do personagem, Penélope. Tom Holland, por sua vez, viverá Telêmaco, filho de Ulisses, enquanto Zendaya fará a deusa Atena. Além disso, Charlize Theron será Circe, Benny Safdie como Agamenon e Lupita Nyong’o como Clitemnestra — esposa de Agamenon.

O elenco conta ainda com mais estrelas, como Robert Pattinson, Jon Bernthal, Mia Goth e John Leguizamo. Certamente, muitos outros grandes nomes farão parte do filme. Colaboradores antigos de Nolan também estão de volta, o que promete a qualidade visual e sonora característica do diretor. O compositor Ludwig Göransson, de “TENET” e “Oppenheimer”, fará a trilha sonora. Além disso, o diretor de fotografia Hoyte Van Hoytema, que filma os longas de Nolan desde “Interestelar”, também retorna.


O Legado e o Sucesso Pós-“Oppenheimer”

“A Odisseia” é um dos maiores clássicos da literatura e já foi interpretado, reinterpretado, traduzido e adaptado inúmeras vezes. Além de ser transformado em prosa por diferentes escritores, o poema inspirou tanto filmes e séries situadas na antiga Grécia quanto longas como “E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?”, dos Irmãos Coen, que usam o esqueleto da narrativa para histórias em outros tempos e contextos.

Nolan chega a “A Odisseia” com o maior “cheque em branco” de sua carreira. Isso se deve, sem dúvida, ao sucesso estrondoso de “Oppenheimer”. Lançado pela Universal, a mesma distribuidora de “A Odisseia”, o filme arrecadou mais de US$ 900 milhões e venceu diversos Oscars, incluindo Melhor Direção e Melhor Filme.

“A Odisseia” chega aos cinemas em 16 de julho de 2026.


Não esquece de nos seguir no nosso Instagram pra saber quando sai as notícias mais quentes: @onerdarretado

Ajude o nosso canal a se manter no ar. Clique aqui e saiba como!

Se inscreve no nosso canal do YouTube para ver vídeos sobre esse e outros temas: Nerd Arretado no YouTube

Publicar comentário