Home / Series e TV / Fato ou Ficção? Analisamos o que é Verdade e Mentira na Série Monstro: A História de Ed Gein

Fato ou Ficção? Analisamos o que é Verdade e Mentira na Série Monstro: A História de Ed Gein

Ed Gein verdade mentira

[O texto abaixo pode conter spoilers da nova temporada de Monstro, na Netflix. Cuidado!]

A nova temporada de Monstro: A História de Ed Gein já está disponível na Netflix. Repetindo o sucesso das anteriores, a série tornou-se Top 1 do serviço de streaming após o primeiro final de semana.

Em primeiro lugar, o sucesso passa muito pela curiosidade dos casos que a série propõe. Afinal, a trama mostra o caso de Ed Gein, acusado de mortes e de violar túmulos. A série cria uma relação do caso com filmes como Psicose e O Massacre da Serra Elétrica, além de um estudo sobre seu comportamento e admiração por materiais da Alemanha Nazista. Mas será que tudo isso é verdade?

Listamos abaixo alguns dos temas abordados, mostrando se eles são reais ou foram criados para a série!


Monstro: A História de Ed Gein — Verdadeiro ou Fictício?

Ed matou o irmão Henry Gein?

  • Fictício: A pancada na cabeça dada por Ed foi uma liberdade criativa da série. Apesar disso, a versão oficial é que Henry Gein morreu por asfixia, com queimaduras muito superficiais. A autópsia real do corpo de Henry não registrou a pancada.

Adeline Watkins namorou Ed Gein?

  • Fictício: Adeline realmente existiu. Entretanto, não provas de que ela e Ed tenham sido um casal. Ela primeiro afirmou que os dois tiveram um convívio, mas depois desmentiu tudo, declarando que eram apenas amigos.

Psicose foi baseado em Ed Gein?

  • Mito: Robert Bloch concebeu o livro sem conhecer a história de Ed Gein. Ou seja, muito da relação entre Norman Bates e o assassino real foi apenas uma coincidência. Robert chegou a inserir uma alusão a Gein no livro, mas a história completa se relacionar propositalmente com Ed é visto como um mito.

Quem foi A Piranha de Buchenwald?

  • Verdadeiro (com adaptação): Ilse Koch não foi uma invenção da série e ela realmente existiu. Ela foi guarda e supervisora da guarda feminina em Buchenwald e colecionava pedaços de pele tatuada de prisioneiros. No entanto, não evidências de que ela tenha inspirado Ed Gein na forma como a série mostra.

Anthony Perkins era homossexual?

  • Verdadeiro: O protagonista de Psicose era homossexual e sofreu com a repressão de seus sentimentos. Portanto, o eterno Norman Bates realmente buscou terapias para “curar” a homossexualidade, assim como a série retrata.

Ed Gein inspirou O Massacre da Serra Elétrica?

  • Verdadeiro: Kim Henkel e Tobe Hooper realmente se inspiraram em Ed Gein. Na visão do diretor Tobe Hooper, a iconografia de horror físico criada pelos crimes serviu para chocar a sociedade norte-americana, anestesiada com a violência da Guerra do Vietnã.

Ed Gein matou os caçadores que buscam abrigo?

  • Fictício: Victor Travis e Raymond Burgees realmente desapareceram na região de Wisconsin. Contudo, seus assassinatos e a relação com Ed Gein nunca foram confirmados.

Christine Jorgensen, musa de Ed Gein na série, existiu?

  • Verdadeiro (com adaptação): Christine Jorgensen existiu e foi uma mulher trans pioneira na cirurgia de redesignação sexual. Não evidências concretas de que Ed era obcecado por ela, mas ele colecionava recortes de jornal sobre sua história.

Ed Gein realmente matou Bernice Worden?

  • Verdadeiro (com adaptação): Ed admitiu querer possuir Bernice, mas investigadores e estudiosos acreditam que a relação dos dois ocorreu porque Bernice lembrava Augusta Gein, mãe de Ed. Além disso, o recibo de um anticongelante denunciou Ed, e não uma etiqueta de presente, como a série mostra.

Ed Gein ajudou a capturar Ted Bundy?

  • Fictício: Ed não participou da captura de Ted Bundy. Ou seja, o plot é inteiramente fictício e faz parte das alucinações de sua esquizofrenia no final da temporada.

A série, produzida por Ryan Murphy, está disponível na Netflix com Charlie Hunnam no papel principal e Tom Hollander como Alfred Hitchcock.


Nao esquece de nos seguir no nosso instagram pra saber quando sai as noticias mais quentes: @onerdarretado

Ajude o nosso canal a se manter no ar. Clique aqui e saiba como!

Se inscreve no nosso canal do YouTube para ver vídeos sobre esse e outros temas: https://youtube.com.br/@onerdarretado

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *